Como faço para interligar e configurar VoIP em um PABX? |
A solução depende da quantidade de portas que você esteja conectando ao PABX, se é apenas um ATA ou uma E1. As configurações são bem diferentes. Se for um ATA, é preciso colocar na posição tronco do PBX, e se for uma E1, será necessário ter espaço para um link dedicado disponível no PBX ou adotar um PABX IP. As demais configurações são mais avançadas e devem ser detalhadas, de forma customizada à sua necessidade, por um técnico especializado, localmente pois exige um acompanhamento técnico da instalação. |
O protocolo VoIP é SIP OU H323? Qual é a diferença? |
VoIP quer dizer “Voice/Video Over Internet Protocol”. Dentro do IP (Internet Protocol) existe as aplicações SIP e H.323. O H.323 é a aplicação de comunicação multimídia mais antigo, porém o mais “pesado” e caro para aplicações em rede.O SIP (Session Initiation Protocol), é a mais recente aplicação e a mais vantajosa em termos de ganho de escala e diminuição de custo de suas operações. |
Sim. A maioria das operadoras de VOIP exige que para trafegar voz sobre a internet é necessário, no mínimo, velocidade de 70 Kbps dedicada., isto não quer dizer que , terá que ter 70Kbps só para o voip. |
São três tipos de tecnologias: ADSL, cabo, microondas (WiMAX) e satélite. A tecnologia ADSL é oferecida por meio de operadoras como Telefônica, Telemar, Brasil Telecom e GVT. O cabo é oferecido por TV pagas, como TVA, NET, entre outras. A de microondas são oferecidas por médias empresas, como Neovia, Ipredia, entre outras. Finalmente, a solução via satélite é oferecida por empresas como Direct TV. Além da conectividade, é necessário contratar um provedor de acesso à Internet. |
O ideal é utilizar acesso dedicado oferecido por empresas voltadas exclusivamente para a sinalização. Isso porque a banda larga compartilhada como o ADSL, das operadoras, pode comprometer a qualidade da voz, caso haja uma alta demanda entre os usuários que estão compartilhando o mesmo link de conectividade. Nenhum provedor ou operadora pode proibir o uso de voz na banda larga, segundo regras da Anatel, órgão que regulamenta e fiscaliza o setor de telecomunicações. Mas na maioria é possível se utilizar este serviço. |
Sim. Porém, você precisará de um ATA (Adaptador de telefone analógico) específico para esse fim, além do acesso à Internet banda larga. |
Quais são os tipos de serviços VoIP disponíveis no Brasil? |
São três opções. |
Como é a qualidade de uma ligação VoIP? |
A qualidade das ligações VoIP depende da velocidade do acesso à Internet e da banda disponível na hora da ligação. Quando existe qualidade na conexão banda larga, o desempenho pode ser superior ao da telefonia convencional. |
Quais são as economias atingidas com as chamadas VoIP? |
Entre ligações interurbanas (DDD e DDI). No caso do DDI a economia chega até ser maior que no DDD, estima-se uma redução de custos a partir de 30% até 90% comparado com as mesmas tarifas no modelo de telefonia convencional. |
Para usar VoIP meu computador precisa estar ligado? |
Se estiver usando um softphone, sim, pois o programa só será executado no seu computador. Caso contrário, seu computador não precisa estar ligado, pois o acesso pode ser feito via Internet banda larga por meio do adaptador. ATA |
O que é telefone IP? |
É o telefone que vem com a tecnologia VoIP embutida e, em função dessa funcionalidade, não precisa de um adaptador nem do computador para trafegar voz sobre IP. Pode ser ligado diretamente ao PABX , hub ou diretamente ao MODEM que faz a conexão com a rede de banda larga. |
Não. O Telefone IP vem com a tecnologia VoIP embutida e não precisa do uso do computador. Já o telefone USB precisa do computador para ter a entrada no sistema VoIP, sem a necessidade do uso do adaptador. |
O que é ATA? |
ATA é o acrônimo de em inglês do termo Adaptador de Telefone Analógico. Esse equipamento conecta o aparelho telefônico convencional ao acesso Internet banda larga. O ATA também pode ser conectado a um PABX, no caso de ambientes corporativos. |
É software que simula as funcionalidades do telefone IP em um computador. Precisa apenas ser baixado pela Internet para fazer e receber chamadas VoIP. |
É equipamento usado pelas operadoras VoIP para autenticar clientes e facilitar a criação de redes SIP. Com um SIP Proxy, a operadora pode ter várias saídas habilitadas. Exemplo: O SIP PROXY permite ter uma operadora para celular, outra para DDD e ainda tem a opção para ligações locais, reduzindo ainda mais a sua conta telefônica. |
É o equipamento que adapta um computador a uma linha telefônica. Ele converte os pulsos digitais do computador para freqüências de áudio do sistema telefônico, e vice-versa. |
É o nome dado a qualquer equipamento que converta as informações da telefonia analógica para uma nova tecnologia. Neste caso, a conversão é feita para a tecnologia IP. O ATA, adaptador de telefone analógico, é um gateway. |
O que é DHCP? |
É um protocolo usado em redes locais que efetua a distribuição dinâmica de números IP para os elementos conectados a uma rede, incluindo computadores e telefones IP. DHCP é a sigla de Dynamic Host Configuration Protocol. |
É a sigla de Point-to-Point Protocol over Ethernet, que representa um protocolo ponto-a-ponto instalado em seu computador quando você adquire um modem ADSL. Para ligações via computador (com telefone USB) este protocolo é fundamental. |
O que é NAT? |
Sigla para “Network Address Translation”. É um tipo de equipamento que permite que máquinas conectadas a uma rede privada, com um endereço IP inválido, possam acessar a Internet. |
São portas de tráfego por onde as informações do serviço VoIP trafegam. Geralmente, para o correto uso do produto, as portas UDP correspondentes aos números 5060 e de 10.000 à 10.500 devem estar livres para que a voz seja trafegada na rede IP. |
Um termo em inglês (Quality of Service) que significa qualidade de serviço contratada. O termo é utilizado para medir a qualidade de serviço contratada entre operadoras e clientes. Trata-se de mecanismos que garantem a qualidade de um serviço prestado. |
A porta FXO não gera tom de discagem e é conhecida como porta passiva. Com equipamentos de porta FXO você pode integrar centrais telefônicas (PABX) para que todos tenham acesso aos ramais de suas filiais ou usem linhas locais para economizar em ligações DDD e DDI. Já a porta FXS gera tom de discagem e é conhecida como porta ativa, podendo ser conectada em posição de tronco do PABX ou diretamente a um aparelho telefônico comum. |
Qualquer computador que tenha acesso à banda larga pode ter VoIP? |
Não. As configurações necessárias para o acesso banda larga nem sempre são as mesmas para ativar o serviço de voz sobre IP. |
Processador: versão superior a Pentium II 300Memória: 128 Mb RAMSistema: Windows 2000 ou XPKit Multimídia: CD-ROM, placa de som e fone com microfone ligado à placa de som Mínima 32 Bits Disco: 50 Mb de espaço livre em disco. |
Sim. A conexão de VoIP é compartilhada com acesso à banda larga e pode ser ativada simultaneamente. |
Porque ouço a voz pipocar algumas vezes na conexão VoIP? |
Quando a largura de banda é espremida, um dos efeitos é esse pipocar. Isto pode acontecer quando você está utilizando toda a sua largura de banda disponível para dados, faltando espaço para o tráfego de voz. |
Sim, quando se usa ATA FXS. As linhas-tronco deverão ser programadas para acesso via PBX, discando um número definido previamente. A equipe de PBX deverá alterar a configuração, testar e informar a empresa. |
A partir de qual gasto na telefonia convencional é interessante migrar para o VoIP? |
Para planos pós-pagos empresariais, contas acima de R$ 100,00 reais já apresentam vantagem de até 90% de redução nas despesas telefônicas. O mesmo vale para usuários residenciais que gastam acima de R$ 50 reais, que sentirão diferença nos planos de VoIP Configurando o Firewall para permitir o tráfego VoIP Se você usa um Firewall em seu computador ou em sua rede de dados, você deve liberar as seguintes portas:
Como proceder quando uma conta voip CTAWEB der sempre sinal de ocupado Sinal de Ocupado Possíveis causas: 1) Saldo: verificar se possui saldo suficiente para efetuar a ligação Mudo ponta A/B Possíveis causas: 1) Configuração do seu microfone: Vá em “Iniciar – Programas – Acessórios – Entretenimento – Volume”, certifique-se que a opção “Microfone” está habilitada e que a opção “Sem áudio” não está marcada. Caso não esteja habilitado, clique em “Opções – Propriedades”, selecione “Microfone” e ok. Liberar ou adicionar portas no modem Para que o voip tenha um bom funcionamento além de velocidade é preciso que o modem esteja configurado corretamente. Libere ou adicione Portas (TCP) e (UDP) no MODEM. Evite o uso do Modem Dlink 500B generation II, ele trás muito problema. Principalmente de picotamento de voz e queda de ligação. |
Configurado em um Asterisk
[ctaweb]
username=loginCTAWEB
context=CTAWEB
secret=senhaCTAWEB
type=peer
port=5060
insecure=invite
host=sip.nossofone.com.br
fromuser=loginCTAWEB
domain=sipCTAWEB
fromdomain=sipCTAWEB
dtmfmode=rfc2833
reinvite=no
canreinvite=no
qualify=yes
jitterbuffer=yes
disallow=all
allow=g719
allow=ulaw
allow=alaw
Problemas no EYEBEAM
Registration error: 401 – Unauthorized Erro:
Seu firewall ou modem/roteador não liberou acesso à Internet ao eyeBeam.
Solução: Entre na tela de configuração e na aba “Topology” marque a caixa “Use local IP address” e em seguida em “OK” para confirmar. –
Registration error: 403 – Forbidden (Bad auth) Erro:
Senha incorreta.
Solução: Entre na tela de configuração e certifique-se que inseriu sua senha correta e clique em “OK”. Se a sua senha tem letras maiúsculas e minúsculas, deverá usar exatamente como você recebeu no ato do seu cadastro. Não use as teclas CTRL c + CTRL V (Você pode estar copiando espaços em branco).
Registration error: 404 – Not found Erro:
Username incorreto.
Solução: Entre na tela de configuração e certifique-se que inseriu seu username correto e clique em “OK”.
Se o seu username tem letras maiúsculas e minúsculas, deverá usar exatamente como você recebeu no ato do seu cadastro. Não use as teclas CTRL c + CTRL V (Você pode estar copiando espaços em branco).
Registration error: 408 – Request Timeout Erro:
Dados do nosso proxy/Host incorreto.
Solução: Entre na tela de configuração e certifique-se que inseriu o nome do SIP/Proxy/IP corretamente e clique em “OK”.
Registration error: 503 – Request Timeout Erro:
Dados do nosso proxy/Host incorreto.
Solução: Entre na tela de configuração e certifique-se que inseriu o nome do SIP/Proxy/IP corretamente e clique em “OK”.
No SIP accounts are enabled Erro:
Você não habilitou a conta SIP com seu username e senha.
Solução: Entre na tela de configuração e “Marque” a caixa “Enable this SIP account” e clique em “OK”.